quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Direito à Cidade, a Cidade é Nossa

Participamos do projeto social “Direito à Cidade, a Cidade é Nossa” vinculado ao Projeto Cidadania Ativa (PCA), consistindo em um estudo acerca do bairro Edson Queiroz localizado na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Analisando temas como os aspectos históricos da localidade, a lei que lhe deu origem, a situação do saneamento básico, cartografia, resíduos sólidos, transporte e outros temas pertinentes.

Objetivo Geral: Apresentar à comunidade aspectos jurídicos de concretização do direito ao meio ambiente urbano sadio e equilibrado, a partir de observações sobre os equipamentos e serviços públicos do bairro Edson Queiroz.

Resultado Interno Esperado: Elaborar, com os alunos do projeto, material informativo sobre as questões relevantes relacionadas ao meio ambiente urbano sadio e equilibrado, considerando os aspectos natural, urbano e cultural a a partir do Bairro Edson Queiroz. Pesquisar e sistematizar informações sobre saneamento básico no bairro Edson Queiroz localizado em Fortaleza, Ceará. 

Resultado Externo Esperado: Realizar oficinas, a ser ministrada pelos alunos com apoio da Professora Orientadora, sobre a importância dos espaços protegidos, equipamentos culturais e de lazer no bairro Edson Queiroz.

Professora Orientadora: Dra. Sheila Pitombeira

Projeto Cidadania Ativa: criado em 2001, o Projeto Cidadania Ativa, do Centro de Ciências Jurídicas, é uma prática de responsabilidade socioambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor). Constitui-se em uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades, além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não-governamentais. Alunos e professores voluntários do curso de Direito desenvolvem, através dos 31 programas existentes, palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas, com o objetivo de fortalecer a cidadania, levando o conhecimento jurídico até a comunidade. Fonte: unifor.br